Caetano Veloso e Gilberto Gil retornam a São Paulo com a turnê Dois Amigos, Um Século de Música

  • Música
  • Mônica Miliatti

Caetano Veloso e Gilberto Gil retornam à São Paulo para dois shows da turnê Dois Amigos, Um Século de Música. Os músicos se apresentam nos dias 16 e 17 setembro no Citibank Hall e celebram juntos 50 anos de carreira.

Amigos, ambos são muito importantes para a história da música brasileira e realizam um grande show que relembra essas décadas de sucessos e parceria. A turnê se iniciou em Amsterdam em 2015 e já passou por diversos países da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina, incluindo o Brasil.

O concerto faz uma revisão da carreira dos cantadores, que se conheceram na Rua Chile, centro de Salvador. Depois do encontro, realizaram os shows no Teatro Vila Velha da capital baiana, foram para os grandes centros e a criaram o tropicalismo.

Desde 1994, quando realizaram a turnê Tropicália Duo, muitos fãs pediam por uma reunião do duo. Durante este tempo, ambos centraram atenções às próprias carreiras e agora atendem aos pedidos e retornam à estrada juntos, acompanhados de seus violões.

É clara a admiração que um tem pelo outro e daí a dificuldade de se chegar a um repertório em voz e violão que represente isso tudo: tanto tempo, tanta amizade, tantas vivências – mas eles pretendem fazer um show que diga muito de tudo isso.

reprodução

Artistas comemoram juntos 50 anos de carreira (Foto: Reprodução Facebook / Felipe Diniz)

Gil por Caetano

“Gil é um grande inventor que não registra patente. Sua imensa vaidade exercida com demasiada modéstia e seu desprezo inocente pela própria grandeza são as duas faces dessa lua meio negra meio escondida que é a música de sua pessoa. O meu entendimento do Gil de hoje: ser músico para ele sempre foi uma banalidade; é inerente a ele; não lhe dá trabalho. Ele quer discutir o que cerca a música; quer planejar uma estratégia política, com todos os seus colegas, da interferência no mercado que resulte numa desprovincianização e modernização do Brasil. Gil um dia disse que, ao contrário de refinar sua percepção harmônica, queira terminar batendo um tambor”.

Caetano por Gil

“Com Caetano tem sido sempre a reiteração do ato ritual da música, compreendido este ato em suas formas mais devocionais (como no mestre João Gilberto), ou nas mais guerreiras (como no rock n’ roll). Sempre pelo zen de todos e a felicidade geral do planeta. Com Caetano tem sido sempre pelo que a vida nos oferece de real: o viver. Como na viagem de avião ou na obrigação do Candomblé. Pelo gesto civilizado e pelo pensamento selvagem. Com Caetano tem sido sempre amor e amizade”.

Serviço

CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL – DOIS AMIGOS, UM SÉCULO DE MÚSICA
Apresentações: Sexta-feira, dia 16 de setembro de 2016, às 22h30.
Sábado, dia 17 de setembro de 2016, às 22h
Local: Citibank Hall SP – Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro – São Paulo (SP).
Realização: TIME FOR FUN
Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo
Para mais informações acesse o site.