The 42nd St, a banda que antecedeu a carreira de Renato Russo vira livro

A banda Legião Urbana movimentou o cenário da música brasileira nos anos 80 e 90 e marcou uma geração. O rock feito pelos jovens de Brasília surgiu como uma crítica musical a tudo o acontecia na sociedade. Mas muito antes da fama, Renato Manfredini Jr, que viria a se tornar Renato Russo, vocalista e líder da banda, projetava o futuro musical de sua carreira.

Aos 16 anos, Renato foi diagnosticado com epifisiólise, uma rara doença óssea, que o obrigou a ficar um longo tempo de repouso. Nesse período, Renato criou a banda imaginária 42nd St.Band e escreveu em inglês uma obra que percorreu os anos de 1975 e 1976, trazendo o futuro dos astros do rock. As anotações do músico, ainda na juventude, incluem manuscritos e desenhos, que, inclusive, simulam revistas nas quais os integrantes foram entrevistados.

O material que conta a história da banda se transformou no livro “The 42nd St. Band – Romance de uma banda imaginária” editado pela Companhia das Letras. O livro foi organizado por Tarso de Melo e a tradução foi feita por Guilherme Gontijo Flores.

42nd-st-band-renato-russo

Livro ‘The 42nd St. Band – Romance de uma banda imaginária (Foto: Divulgação Companhia das Letras)

A história

O relato começa com o encontro de três primos de infância, Eric, Jesse e Nick. A partir desse momento, o leitor passa a acompanhar o crescimento e a trajetória que os inseriram no meio musical. Aos poucos surgem informações que constroem a trajetória da banda.

O que torna o romance único, além de retratar um período da vida de Renato, é que a narrativa, em diferentes formatos, foge do convencional. Há descrições de ensaios e shows da banda, nos quais é possível visualizar Renato Russo nos palcos, discografias, entrevistas, letras de música e informações de turnês. Portanto, é impossível ler o romance e não traçar semelhanças da trajetória da 42nd St. Band e a da Legião Urbana.

Na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, completam-se 20 anos da morte do musico Renato Russo e o material, até então inédito, contribui para dimensionar a genialidade do astro que deixou uma geração inteira órfã.

Confira algumas músicas da lendária Legião Urbana