A etiqueta do presente

O Natal passou e você com certeza presenteou alguém e foi presenteado também. Aproveitando esse finalzinho de clima de festas, hoje na coluna falo sobre algumas dicas que facilitam e economizam tempo na hora de comprar presentes, principalmente se você for um cara solteiro, e também alguns cuidados básicos que você deve ter ao dar presentes ou ser presenteado. São dicas e cuidados simples, mas eficazes, que demonstrarão que você é um homem educado, atualizado, moderno e de iniciativa. Aliás, digo mais: e porque não agradável e simpático também? Confira a seguir:

Primeiro de tudo: não fique no sufoco

Todos os anos é a mesma história. Você perde um tempo precioso lembrando de todos que você precisa presentear e se atrapalha inteiro atrás de lojas e fornecedores. Pois bem, não fique mais no sufoco. Considere fazer um pequeno bloco de anotações com:

Os nomes das pessoas que você costuma presentear todos os anos, seja no aniversário, Natal ou qualquer outra ocasião. Se você é do tipo detalhista, pode incluir na lista o último presente dado. Com estes cuidados prévios você não corre o risco de esquecer ninguém, principalmente em ocasiões importantes, e nem de dar presente repetido. A medida que forem surgindo novas pessoas ao longo do ano, é só ir acrescentando na lista;

Contatos de fornecedores e prestadores de serviço que você já testou e gostou, tais como floriculturas, lojas: de bebidas, chocolates e presentes diversos, papelaria, motoristas de confiança, empresas que oferecem serviços exclusivos; supermercados finos (com boas opções de especiarias, produtos gourmet, frutas frescas e secas, que sempre rendem ótimos presentes) e etc;

Marcas e preços de bebidas interessantes.

Desta forma você economiza tempo e ainda ganha a certeza de presentear quem você deseja sem surpresas inesperadas.

Atenção especial

Fique atento com novos fornecedores e prestadores de serviço. O seu amigo pode ter indicado uma loja que ele considera ótima, mas, você ainda não conhece. Portanto, não deixe para utilizar no momento que precisar. Faça um teste primeiro para ver se o que você recebe é o que você pediu, principalmente com encomendas à distância ou e-commerces na internet. Uma atitude simples como esta evita constrangimentos (e gafes) posteriores. Além disso, o “ótimo” para o seu amigo pode não ser o seu, então é sempre bom conhecer e testar antes.

Presente de última hora

Todo mundo já passou pela experiência de lembrar do aniversário de alguém de última hora e não poder comprar um presente legal. Nesse caso, você tem que ser rápido e partir para o plano B. Veja o que fazer:

Se o aniversariante for uma mulher: compre um vaso bonito de flores. Orquídea é sempre uma opção bacana; se o aniversariante for um homem: compre uma garrafa de bebida. Em ambos os casos, coloque junto um cartão seu com votos de feliz aniversário. É um jeito simpático e gentil de dizer que você não pôde presenteá-lo naquele momento, mas que se lembrou dele. Posteriormente, compre o presente e envie.

Agradecendo o presente recebido

Regra básica e primária: sempre agradeça um presente recebido. E nesse caso vale dizer: uma coisa é sentir-se agradecido; outra, é fazer com que a pessoa saiba que você gostou do presente. Portanto, ligue para pessoa ou envie uma mensagem simpática de agradecimento. Uma atitude assim sempre soa bem. Se quem recebeu o presente foi o seu filho pequeno, cabe agradecer da mesma forma. Porém, neste caso é você quem deve agradecer por ele.

Por último, tome nota: o homem contemporâneo é um homem organizado, inteligente e de iniciativa!

caroline

Caroline Ronconi
Consultora de imagem e personal stylist