O maior competição entre pilotos e jogadores de videogame do mundo

Todo mundo que teve uma infância com consoles de videogames por perto se arriscou nas pistas de corrida, não é mesmo? Mas isso não é algo apenas destinado aos mais jovens. Muitos adultos colecionam jogos e estão por dentro das pistas virtuais até hoje.

Um dos primeiros games dedicados exclusivamente ao automobilismo foi o Night Drive, de 1974. O fliperama da Atari, marca de consoles de vídeo game que ganhou fama na década de 70, trouxe o desafio de dirigir um carro à noite sem bater nos obstáculos. O jogo é simples, mas já naquela época ficou claro que esse segmento iria invadir o mundo dos games.

Isso foi no passado e de lá para cá muita coisa mudou. Jogos cada vez mais realistas, cheio de gráficos potentes que dão a sensação de estar pilotando um carro de verdade ganharam o mercado e o coração dos jogadores. Foi pensando nessa relação quase instantânea entre pilotos e jogadores de videogame que a Jaguar resolveu criar o desafio do século. Será que um piloto de verdade é melhor do que jogadores profissionais de simuladores?

Os pilotos da equipe Panasonic Jaguar Racing de Fórmula E, Adam Carrol e Mitch Evans, vão participar de sua primeira corrida no ano. Ambos concorrerão ao prêmio de 1 milhão de dólares na VISA Vegas eRace, prova virtual que usará simuladores de corrida e mostrará quem é melhor nos videogames.

Motores de verdade x simuladores de carros

A competição será realizada em Las Vegas, no próximo sábado, 7 de janeiro, e reunirá 20 pilotos profissionais da Fórmula E que enfrentarão 10 competidores profissionais de simuladores de corridas. A prova distribuirá ao todo 1 milhão de dólares em prêmios, maior valor já pago em uma competição de esportes virtuais na história.

Carroll e Evans irão se unir ao fenômeno finlandês dos simuladores, o campeão mundial Greger Huttu na equipe Panasonic Jaguar Racing. Maior nome dentro das competições em simuladores de todos os tempos, Huttu também compete na equipe Team Redline, que conta com a participação de pilotos profissionais de renome como o jovem Max Verstappen, revelação da Fórmula 1 em 2016.

A final da VISA Vegas eRace acontecerá no Hotel Venetian, no próximo no sábado, 7 de janeiro a partir das 13h05, no horário local, com o início das provas de classificação. A grande final começa às 16h05 e será transmitida ao vivo pelo Twich.

The team pose for pictures with the new Jaguar Racing Formula E car during the official Jaguar Racing Formula E Launch at the Jaguar Heritage Collections Centre, Gaydon, UK.

Os pilotos da Jaguar Racing Fórmula E ao lado da máquina verdadeira. (Foto: Divulgação Jaguar)

O prêmio

E não pense que esse desafio virtual vai deixar os pilotos na mão. O primeiro colocado receberá a quantia 200 mil dólares. O segundo colocado receberá 100 mil dólares e o terceiro 50 mil dólares. A lista de premiação vai até o décimo lugar e conta ainda com prêmios para o piloto que fizer a pole position e a volta mais rápida.