O uso estratégico das cores nos negócios

Se você é do tipo que não se liga muito em cores, comece a rever este conceito. Uma cor mal escolhida pode atrapalhar seus planos. No entanto, quando a cor é escolhida com cuidado e critério, ela funciona como um ponto estratégico para te ajudar a conseguir aquele emprego tão sonhado, a venda do ano e o sucesso que você tanto almeja.

A seguir você confere quatro dicas para escolher as corretas para cada ocasião.

Vendas

Aposte no laranja. É uma cor estimulante que incita desafios e está ligada à motivação e sociabilidade. Além disso, está associada às conquistas monetárias, sendo uma boa opção para vendedores de seguros e corretores de imóveis.

Comunicação

Amarelo é a opção certeira. É uma cor energética, associada à inovação, motivação, otimismo e dinamismo. Assim como o laranja, é uma boa cor para vendas e também para a área de comunicação, uma vez que está ligada a abertura de novas ideias e à criatividade.

Entrevista de emprego

As duas melhores cores para esta ocasião são o azul-marinho e o cinza. O marinho transmite honestidade, confiabilidade, integridade e valores tradicionais (os príncipes William e Harry estão sempre com ternos desta cor). Já o cinza transmite bastante refinamento, sobriedade e inteligência. Além disso, ambas as cores transmitem conservadorismo e elegância.

Apresentações e palestras

Use vermelho. Entre outras mensagens, esta cor transmite persuasão, força e movimento. Entretanto, é uma cor forte e chamativa. Se você irá fazer uma apresentação de curta duração, pode usar alguma peça vermelha para ajudar a atrair a atenção das pessoas para você. Mas, se você for palestrar por um longo período não recomendo. Por ser uma cor muito chamativa pode cansar o público.

Preto: uma cor e duas mensagens

Ao mesmo tempo em que transmite elegância e formalidade, transmite autoridade e distanciamento. Portanto, ao contrário do que pensa a grande maioria, não é uma boa cor para entrevistas de emprego, uma vez que pode causar distanciamento entre você e o entrevistador. Por outro lado, se você vai participar de uma reunião importante de trabalho ou fechar um negócio e precisa transmitir imposição de respeito é uma ótima opção de cor.

caroline

Caroline Ronconi
Consultora de imagem e personal stylist