Tatuagem: conheça os principais cuidados de cicatrização

0000Tatuagens estão na moda e, com os dias quentes do verão, vemos muitas delas espalhadas pelas ruas. Quer fazer a sua primeira? Saiba que existem muitos mitos sobre a cicatrização.

De acordo com a dermatologista Carolina Marçon é importante ter em mente que sempre que termina uma tatuagem, o artista faz uma limpeza do local e “embrulha para presente” a tattoo com um plástico filme, que tem um papel importante, não só assim que você sai do estúdio.

“O plástico filme funciona como um curativo, protegendo a área tatuada contra partículas externas (agentes infecciosos, sujeira e outras substâncias que podem causar uma inflamação), ajudando na “fixação” dos pigmentos e proteção do desenho, além de facilitar a absorção dos produtos aplicados (pomadas cicatrizantes).  O uso não deve ultrapassar três dias, a região dever ser adequadamente higienizada e o plástico trocado duas vezes por dia”, destaca a dermatologista.

Alimentação

Agora vem aquela parte que a galera mais se desespera pra saber! Será que eu estou proibido mesmo de comer chocolate ou aquele bacon maroto da pizza? Segundo Carolina, “existem suposições de que a alimentação poderia interferir na recuperação da pele após a tatuagem e que alguns tipos de alimentos poderiam favorecer alergias, no entanto, não existem evidências científicas consistentes para sustentar essas afirmações. O que se sabe é que uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do sistema imunológico.”

Ter uma alimentação saudável é essencial em todos os momentos da vida. No mais, evitando alimentos que dão algum tipo de alergia (óbvio), ninguém precisa se privar de comer aquilo que tem vontade. Felizes?

Outro tópico polêmico na indústria da tatuagem é sobre o uso da pomada cicatrizante durante o processo de cicatrização. Muitos artistas indicam produtos de grandes marcas farmacêuticas. Segundo a dermatologista, o cuidado mais importante é a higienização adequada do local, que deve ser feita duas vezes por dia, com sabonete neutro ou antisséptico de linha dermatológica.

“No dia em que fizer a tatuagem, recomenda-se evitar banho quente e não molhar a área se for possível. Nos dias subsequentes podem ser utilizadas pomadas com propriedades cicatrizantes, como por exemplo, as que contém dexpantenol. Já pomadas antibióticas devem ser evitadas, pois são sensibilizantes, podendo desencadear reações alérgicas, além da indução de resistência bacteriana quando utilizadas de forma desnecessária.”

Entendido? Tatuagem é uma arte que fica pra sempre com você, então tome todos os cuidados necessários para que ela dure o máximo possível na sua pele.

Filipe Lopes

Filipe Lopes / editor do Tattoodo