Coluna: Tênis com terno vai muito bem, obrigada!

Se tem algo que podemos dizer sobre a moda de hoje é que ela está bem democrática. As regras e imposições de outros tempos foram deixadas de lado, abrindo espaço para um grau expressivo de liberdade. Se anos atrás a moda era usada principalmente como diferenciação entre classes sociais, hoje é usada como ferramenta de expressão e comunicação. Quem pensaria em usar terno com tênis anos atrás? Hoje é uma realidade. Há suas ressalvas, claro, mas nada que o impeça de usar a combinação. Veja a seguir como aderir.

AMBIENTES FORMAIS DE TRABALHO

Em ambientes assim terno com tênis não funciona. Mesmo que você tenha um estilo mais moderno, essa combinação não cabe nestes locais, você pode ser mal interpretado. Nesse caso, deixe para mostrar seu estilo moderno de outra forma, como por exemplo na modelagem do terno, usando um modelo slim fit. E se for o dono da empresa, pode usar? Há uma liberdade maior para se vestir nesse caso, mas mesmo assim não recomendo, já que estamos falando de um ambiente formal.

Evandro Soldati por Cristiano Madureira para PLAYBOY 491

 

AMBIENTES DESCONTRAÍDOS

1. Se o seu estilo for mais discreto: comece pelo básico, combinando o terno com tênis branco e camisa branca, com ou sem gravata. Outra opção também é combinar a cor do terno com a cor do tênis (exemplo: terno cinza com tênis cinza). Dessa forma o tênis fica bem discreto e aparece menos.

2. Se o seu estilo for mais ousado: use o terno com tênis colorido, e nesse caso você pode combinar a cor do tênis com a cor da camisa. Se quiser descontrair ainda mais o visual, troque a camisa pela camiseta e dobre a barra da calça.

Independente se o seu estilo for discreto ou ousado, tem mais a ver usar tênis com terno slim fit, que tem um visual mais moderno.

Evandro Soldati por Cristiano Madureira para PLAYBOY 491

EM CASAMENTOS

Nesta ocasião recomendo atentar-se, entre outras coisas, ao estilo dos noivos, que já é uma grande dica sobre como será a cerimônia. Se o estilo do casal é mais formal, certamente o casamento seguirá a mesma linha, e nesse caso o tênis não funciona. Já se o casal tiver o estilo bem moderno, há grande possibilidade do casamento ser mais descontraído, principalmente se o casal for bem jovem. Nesse caso dá sim pra usar terno com tênis. Porém, isto não é uma regra. Leia o convite e se tiver dúvida não hesite em consultar os noivos.