GP de Mônaco lembrará vitória de Ayrton Senna; veja curiosidades

  • Motor
  • Redação

Acontece neste domingo (28) o tradicional GP de Mônaco, um dos mais badalados e tradicionais do circuito de Fórmula 1. Tanto que, depois do GP de Monza, o circuito de Mônaco é o mais visitado entre os fãs de automobilismo.
Parte de seu encantamento se deve ao fato de que a corrida acontece pelas ruas do principado, e não em um autódromo, como nas demais corridas da temporada.
Esse ano a corrida tem um gostinho especial para nós brasileiros: comemora-se 30 anos que o ídolo Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória no circuito.

Confira abaixo 10 curiosidades do circuito:

1 – Ayrton Senna ganhou a corrida seis vezes, quebrando o recorde do campeão Graham Hill, que venceu cinco vezes nos anos 1960. Outros corredores com muitas vitórias na pista europeia são: Michael Schumacher, com cinco vitórias entre 1994-2001, e Nico Rosberg, que ganhou os últimos três Grandes Prêmios.
2 – A primeira corrida no principado de Mônaco ocorreu em 1929. Em 1950 o circuito sediou a segunda rodada de inauguração do Formula One World Championship. A corrida foi vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio, em um Alfa Romeo. No entanto, o principado passou quatro anos sem receber uma corrida de Fórmula 1, que só retornou ao calendário da competição em 1955, e não saiu mais desde então.
3 – A volta mais rápida do circuito pertence a Michael Schumacher, em 2004 de Ferrari, 1:14.439.
4 – Em 1996, a corrida teve o maior índice de abandonos da história. A pole era de Schumacher, que bateu na primeira volta após uma largada ruim. Olivier Panis chegou à primeira posição e faturou seu primeiro e único GP na carreira. Apenas quatro pilotos completaram aquela corrida.
5 – Por tratar-se de uma corrida de rua, os espectadores podem de diversos pontos. Muitos moradores optam por assistir diretamente de suas varandas. A vista da cobertura do edifício Ermanno Palace é considerada a“melhor” vista e mais conhecida do circuito.
6 –A McLaren é a equipe que mais conquistou vitórias no circuito, 15 no total, porém a Ferrar é a que detém o maior número de pódios, 48 no total. A Ferreri não vence em Mônaco desde 2001.
7 – Em homenagem aos 30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna no GP, a curva Fairmont ganhou, na ultima quarta-feira, uma estátua do piloto que foi inaugurada pelo príncipe Albert II.
8 – A volta completa do percurso tem 3.340 metros, sendo a mais curta dos percursos de F-1. Ao total, os competidores devem dar 78 voltas para completar o circuito, totalizando 260,5 km percorridos.
9 – O piloto brasileiro Nelson Piquet comparou a experiência de dirigir no Grande Prêmio de Mônaco com a de andar de bicicleta dentro de uma sala de estar. A corrida é a que demanda mais técnica e habilidade para guiar: as ruas são estreitas, de um túnel escuro os pilotos saem direto para a forte luz do dia, e é preciso 5.000 trocas de marcha para completar o circuito.
10 – Diferente do que muitos imaginam, a história mostra que a pole position não é tão importante em Mônaco. Em 59 corridas, apenas 26 foram vencidas pelos pole position. Olivier Panis, conquistou uma vitória largando em 14 no grid em 1996.