Quer impressionar numa noite fria? Escolher um bom vinho é fundamental

O friozinho parece ter chegado de vez ao Brasil. Com esse clima, o programa certo para conquistar a gata é convidá-la para uma boa taça de vinho. Mas será que você sabe o suficiente para impressioná-la? Não se preocupe! Nós estamos aqui para isso. A PLAYBOY conversou com Paulo Amalfi, gerente de marketing de Reservado Concha y Toro, para desmistificar uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher a bebida: qual a diferença entre vinho reserva e o reservado?

Conheça abaixo as cinco principais curiosidades destes vinhos.

1. O vinho Reservado e Reserva são o mesmo produto?
São diferentes. O termo “reserva” indica que o vinho passou por um período de envelhecimento. Quando se fala do portfólio Concha y Toro, os reservas passam oito meses em barricas de carvalho. Já o “reservado” não passa por esse envelhecimento. Por conta disso, os vinhos desta nomenclatura possuem caráter mais jovem e frutado. São fáceis de beber em qualquer ocasião.
2. Vinho Reservado tem uva específica?
Para ser um vinho denominado varietal ele precisa ser feito exclusivamente com uma única variedade de uva. As uvas das cepas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Sauvignon Blanc e Merlot são originárias do Valle Central, região de onde saem os melhores vinhos chilenos. Já a uva Malbec é produzida na região de Mendoza, conhecida mundialmente pelos Malbecs que produz. Por último, a uva Zinfandel, que dá origem ao vinho White Zindanfel, é produzida na Califórnia (EUA).
3. Qual é o processo de produção de um vinho Reservado?
As uvas do Reservado são colhidas manualmente e mecanicamente (dependendo da cepa) durante os meses de março a abril, conforme maturação. Após esse processo, as uvas passam pela maceração e são encaminhadas para toneis de aço inoxidável, onde sofrem fermentação de dois a cinco meses, dependendo da uva e condições. Após o processo de fermentação, os vinhos são encaminhados ao processo de envasamento.
4. Por que o vinho Reservado é mais barato?
O vinho Reservado é produzido em larga escala. Por esse motivo, ele garante ganhos no custo de produção das uvas, embalagens e transporte. Possuindo, assim, um preço mais competitivo comparado aos demais produtos.
5. O vinho Reservado possui uma qualidade inferior?
Não. Os vinhos devem ser comparados com marcas da mesma categoria no mercado. Reservado tem uma ótima relação custo benefício e é considerado um grande vinho na sua categoria.