[Coluna] Aprenda a arrumar a sua mala – e pare de pedir para sua mulher!

Arrumar a mala não é tarefa só para as féria e ainda assim  é uma tarefa nada fácil para muita gente. Pensando nisso, resolvi montar um mini manual sobre o tema, com dicas básicas e úteis que servem para qualquer tipo de viagem. Neste primeiro post você aprenderá dicas para fazer uma mala enxuta, economizar tempo, estar preparado para possíveis contratempos durante a viagem e otimizar espaço na mala. Tome nota!

ANTES DE ARRUMAR A MALA

Previamente pense em algumas questões essenciais em qualquer viagem. Isso ajudará a fazer uma mala direcionada para as suas necessidades, evitando extras.

1. Para onde você irá

2. O propósito da viagem: lazer, trabalho etc.

3. O clima do lugar

4. A duração da viagem

5. Atividades previstas: se irá andar muito ou pouco, se terá reuniões, se irá jantar fora, se terá festas, se irá pra academia etc.

DICAS ÚTEIS

1) Calças e camisas: sempre leve mais partes de cima do que partes de baixo na viagem. Exemplo: para uma viagem de 4 dias leve 1 calça e 4 camisas/camisetas diferentes. Você usará a mesma calça com uma camisa diferente todo dia. Dessa forma, vai parecer que você usou 4 looks diferentes e ninguém vai notar que a calça é a mesma, acredite! Não se esqueça de escolher uma calça de cor neutra para não ter erro.

2) Não se perca nas cores: escolha duas cores principais e monte a mala em função delas. Pense que as peças devem combinar entre si. Se você levar muitas peças coloridas não conseguirá combinar nada com nada.

3) Acessórios: não esqueça deles, pois são a parte “decorativa” do look. Além de darem um up instantâneo no visual, não pesam nem ocupam espaço na mala.

4) Os sapatos ocupam muito espaço. Por isso, escolha 2 modelos básicos, de cores neutras que sejam fáceis de combinar e que você possa usar em várias atividades.

5) Coloque alguma coisa na parte externa da sua mala para identificá-la, como um adesivo ou cadeado colorido por exemplo. Isso ajuda a evitar possíveis contratempos na hora do desembarque.

MONTANDO O NÉCESSAIRE E OS KITS BÁSICOS

A ideia aqui é você deixar previamente pronto seu nécessaire e kits básicos para não perder tempo com esses detalhes em toda viagem. Os kits básicos são os de costura e primeiros-socorros, tão necessários quanto todo o restante da mala. Monte os kits uma vez só e coloque-os na mala no dia. Tudo pode acontecer na viagem, portanto esteja preparado. O homem moderno não passa aperto!

-Kit Primeiros Socorros: em qualquer viagem leve sempre com você itens básicos como band-aid, água oxigenada, gaze e remédios que você costuma tomar para dor de cabeça, enjoos, etc. -Kit costura: Sim! O homem moderno sabe costurar o botão da própria camisa. Ninguém está livre de contratempos assim. Portanto, tenha sempre com você uma agulha, linha, tesoura e alfinete. A tesoura é ótima para cortar aquele fio indesejado que apareceu na roupa de última hora e o alfinete pode ajudar muito para prender alguma coisa caso você não saiba costurar.

-Nécessaire: os itens de banheiro e higiene pessoal são quase sempre os mesmos. Portanto, deixe dentro do nécessaire uma lista pronta de tudo o que você precisa levar. Além de economizar tempo, você não esquece nada. Abaixo, segue uma listinha básica como sugestão:

-Cortador de unha

-Escova de dente

-Enxaguante bucal

-Fio dental

-Pasta de dente

-Barbeador

-Gel de limpeza facial

-Shampoo e condicionador

-Produtos de cabelo como cera, pomada e spray

-Secador de cabelo

-Pente ou escova

-Sabonete

-Desodorante

-Protetor solar

-Perfume

-Cosméticos do seu uso diário

No próximo post você aprenderá como montar a mala de viagem de forma simples, o que levar na sua mala de bordo e o que fazer para não desembarcar com aquela cara de sono! Até lá!