[COLUNA] O poder da barba (sabia que ela te deixa mais atraente?)

Masculinidade, poder, status, maturidade e por aí vai…muitas são as mensagens que a barba pode transmitir, acredite. Historicamente grandes personalidades construíram sua imagem com a ajuda dela, a exemplo do pintor holandês Van Dyck, que teve seu nome eternizado no famoso cavanhaque; e do último imperador da Alemanha, Guilherme II, homenageado por conta do seu bigode volumoso e gigante, que ficou conhecido como Kaiser.

A barba é um símbolo masculino muito forte. Se anos atrás era apenas uma característica natural do homem, sem grandes destaques, hoje ganhou um status a mais: um viés de moda, com várias opções de desenhos e comprimentos, podendo deixá-lo com o visual que você desejar. Não por acaso o número de barbearias descoladas vem crescendo cada dia mais, e hoje existe até visagista de barba – o profissional especializado em cuidar da barba. Sem contar os inúmeros produtos específicos que surgiram para cuidados com ela, como shampoos, óleos, hidratantes, esfoliantes etc, confirmando que a barba ganhou mesmo seu espaço e que os homens estão mais vaidosos.

E NA PRÁTICA, QUAIS AS VANTAGENS DA BARBA?

No tocante à aparência, a barba pode camuflar os pontos fracos do rosto, esconder imperfeições, afinar, engordar ou alongar o rosto e até diminuir ou projetar a linha do maxilar, impactando de formas diferentes na sua aparência e dizendo muito sobre seu estilo e personalidade. No tocante às mensagens, a barba pode contribuir em muito para o sex appeal do homem, fazendo-o parecer mais forte, maduro e viril. Além disso, há quem diga que a barba pode deixar os homens mais confiantes também.

PESQUISA: BARBA DEIXA OS HOMENS MAIS ATRAENTES

Se você é do tipo que prefere um rosto sem pelos, talvez você esteja prestes a mudar de ideia depois de ler a pesquisa a seguir. Um estudo publicado no Journal of Evolutionary Biology, realizado ano passado com 8 mil mulheres, mostrou que elas acham os homens barbudos mais atraentes. Elas avaliaram fotos de homens em 4 momentos diferentes: sem barba, barba por fazer há 5 dias, barba por fazer há 10 dias e barba cheia. O resultado? No top 1, a barba de 10 dias, seguida pela cheia, a de 5 dias e o rosto liso em último lugar.

Mas, a pesquisa não para por aí. Quando o assunto é vida amorosa, o gosto feminino varia de acordo com o tipo de relacionamento desejado. Mulheres atrás de um relacionamento curto preferem homens com barba sombreada, seja de 5 ou 10 dias. Já para relacionamentos longos o importante é usar barba, independente se cheia ou por fazer, só não vale ficar com o rosto liso.

E em breve tem mais sobre o assunto. Trarei dicas para gordinhos, carecas, homens com papadas, imperfeições no queixo etc, e 10 curiosidades superinteressantes sobre a barba. Até!